Área Restrita

Internet comemora 45 anos de história

30/10/2015
Notícias
Institucional

 

Quando surgiu a internet? Com o nascimento da Rede Mundial de Computadores (World Wide Web, ou simplesmente WWW)? Ou com a adoção do protocolo TCP/IP? Especialistas divergem sobre a data inicial, mas há um consenso: a primeira conexão host-to-host da ARPANET entre a Universidade da Califórnia (UCLA) e a Universidade de Standford em 29 de outubro de 1969 é uma data marcante na história do sistema e por isso é considerado o seu aniversário.

 

 

Há inclusive um documento que comprova esse momento (imagem acima), armazenado pelos pesquisadores da UCLA. De acordo com as informações, a primeira transmissão foi realizada às 22h30, quando houve uma conversa entre o computador da UCLA (um SDS Sigma 7) e o “SRI” (uma referência ao SDS 940, o computador da Universidade de Standford) host-to-host, que estava cerca de 560 km de distância.

 

 

 

Na foto acima, vemos os pesquisadores da ARPANET em torno de um teletipo (uma máquina de escrever eletromecânica que transmitia dados). Abaixo, você confere uma imagem da famosa sala 3420 Boelter Hall, localizada nos porões da UCLA, onde a internet nasceu.

 

 

 

A PRIMEIRA IMAGEM TRANSMITIDA - Durante a transmissão da primeira mensagem, os engenheiros de ambas as universidades estavam ao telefone para averiguar o sucesso da comunicação. Bill Duvall, um dos pesquisadores, digitou a letra “L” e perguntou ao correspondente do outro lado da linha se eles tinham recebido. A resposta foi positiva.

 

 

 

Em seguida, foi enviada e recebida e letra “O”. Mas quando eles tentaram transmitir a letra “G”, o computador parou de funcionar. A expectativa era enviar a palavra “Login”, mas o resultado foi apenas um “Lo”. O jornal dos estudantes da ULCA celebrou o feito com a manchete “computadores do país ligados aqui por primeiro”, como você pode ver na imagem abaixo. Era a revolução da internet, que ainda não havia sido anunciada como tal.

 

 

 

Fonte: TecMundo e UCLA

 

 

Veja Também

08/04/2016
Institucional

Senac oferece curso on-line e gratuito para aprender Libras

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece o curso LIBRAS Básico - Língua Brasileira de Sinais, dentro do PSG (Programa Senac de Gratuidade). As aulas são totalmente gratuitas e atendem à necessidade de promover o processo de inclusão por meio da comunicação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas. A aprendizagem é feita totalmente on-line, na plataforma do Senac. A ideia mínima é 15 anos e ensino fundamental completo. Para emitir o certificado, o aluno deve ter competência desenvolvida em todas as unidades curriculares.

15/05/2015
Institucional

Participantes do Enem 2014 podem acessar espelho da correção de redação

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 podem acessar o espelho da correção da redação. Basta acessar a página do Enem e inserir a senha e o CPF. A correção, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é apenas pedagógica, ou seja, os estudantes que não estiverem satisfeitos não podem entrar com recurso pedindo a revisão da nota.

08/06/2016
Institucional

Athenas Grupo Educacional patrocina material para ação ambiental

O Athenas Grupo Educacional, através dos trabalhos do Setor de Comunicação (SECOM), patrocinou a confecção de 10 mil panfletos e 100 cartazes para a ação de coleta seletiva promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Turismo. As peças foram confeccionadas pelo SECOM na primeira semana de junho de 2016 e contou com os trabalhos do Gerente Marcus Nascimento e o Designer, Juliano Hartuique. O andamento do projeto foi supervisionado pelos Mantenedores Dr. Aécio Alves Pereira e Dr. Hildon Chaves, com o Diretor da Divisão de Educação Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente, Agriculta e Turismo, Rafael Morais de Oliveira.

19/03/2013
Institucional

colunista-economico-produz-artigo-sobre-curso-da-fap

Publicado originalmente no site Rondonotícias, coluna Espinha na Garganta.   Quando a FAP - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura Ltda. e a Pacaas Engenharia Oportunidades e Soluções Ltda. decidiram se juntar e passaram a pensar grande  e se preocupar com a qualificação técnica sobre a atividade da AQUICULTURA no estado de Rondônia teve como motivação a consciência sobre o potencial aquícola da região e a importância socioeconômica  que a produção de organismos aquáticos representa  — em termos de proteína, de geração de emprego e renda, inclusão social, segurança alimentar, preservação dos recursos pesqueiros   e no âmbito da sustentabilidade ambiental,...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem