Semana Nacional da Deficiência Intelectual e Múltipla é tema de aula no curso de Pedagogia

05/09/2017

Em alusão à Semana Nacional da Deficiência Intelectual e Múltipla, os acadêmicos do 8º período de Pedagogia da Faculdade de Pimenta Bueno (FAP) puderam contar na última quinta-feira (31) com uma aula diferente na disciplina de Psicologia Escolar e Educação Inclusiva, ministrada pela Professora Mestrando Joceli Mota Correa da Rocha. O objetivo era a reflexão sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Para isso, a sala foi dividida em grupos e cada um deste ficou responsável por apresentar uma atividade na qual envolvesse o trabalho de um professor em sala de aula com um aluno portador de deficiências. Esse tipo de experiência é essencial no currículo dos futuros pedagogos, principalmente pelo fato da sala de aula ser um espaço heterogêneo e que exige do profissional a aptidão para lidar com os diversos tipos de situação.

A professora Joceli ressalta: “Assim como todas as APAES de todo o país pararam na semana de 21 a 28 de agosto para chamar atenção da sociedade sobre as deficiências intelectuais e múltiplas, a Faculdade de Pimenta Bueno também vestiu a camisa para essa causa. É um momento oportuno para o debate e discussão aberta e também para refletir sobre o verdadeiro processo de inclusão. Sendo assim, é pertinente que os acadêmicos de Pedagogia e futuros professores também sejam inseridos.”.