OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATHENAS GRUPO EDUCACIONAL

athenas Institucional

ead

O Athenas Grupo Educacional esclarece aos seus alunos sobre a oferta de disciplinas na modalidade a Distância, bem como explica o histórico dessa oferta no Brasil e a legislação que regulamenta a inserção da EaD nos cursos presenciais.

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade adequada à nova sociedade da era digital, pois oferece ao acadêmico uma oportunidade de aprendizagem diferenciada e inovadora. A oferta de disciplinas em EaD é uma tendência mundial e as principais universidades do mundo utilizam essa modalidade de ensino como parte de seus currículos. Atento a este novo modelo educacional, as Faculdades que compõe o Athenas Grupo Educacional, desde 2013, passaram a inserir em seus cursos de graduação as disciplinas em EaD, como forma de incrementar uma cultura acadêmica que tenha no uso de recursos tecnológicos avançados um instrumento útil para a melhoria na aprendizagem.

No Brasil, a oferta de disciplinas em EaD veio com a reformulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394 de 1996, que em seu Art. 80 previa a organização do ensino a distância. A publicação da LDB contemplando esta modalidade de ensino já vislumbrava as necessidades educacionais em conformidade com o novo perfil de estudante. As demandas emergentes de formação de um cidadão que atenda as necessidades exigidas pelo mercado de trabalho requer profissionais autônomos, críticos, que dominem o uso de tecnologias e consigam trabalhar em colaboração independente da separação por espaço geográfico.

Em 2004, o Ministério da Educação, através da Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, sistematizou o que já previa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu Art. 80, que dá redação à organização do Ensino a Distância, integrando as disciplinas em EaD na organização pedagógica e curricular dos cursos presenciais, configurando-se assim a modalidade semipresencial de ensino. Essa Portaria previa a possibilidade da oferta de disciplinas EaD para cursos presenciais reconhecidos em até 20% da carga horária do curso.

Em 2016, o Ministério da Educação, através da Portaria  nº 1.134, de 10 de outubro de 2016, revogou a Portaria Nº 4.059 de 2004 e estabeleceu NOVA redação para a oferta da EaD nos cursos de graduação presencial, que poderiam ofertar até 20% da sua carga horária na modalidade a Distância em todos os cursos de IES que tivessem até um curso reconhecido.

As instituições de ensino superior no país que se enquadram nos requisitos da portaria tem total autonomia para incluir a oferta dentro da organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação, independente da área de formação, tendência seguida por praticamente todas as Instituições de Ensino Superior do país.

O Athenas optou por inserir as disciplinas EaD em sua organização pedagógica e curricular com o objetivo de proporcionar uma formação diferenciada e em conformidade com a tendência mundial que integra esta modalidade de ensino em suas matrizes curriculares.

Em 2018, o Ministério da Educação, através da Portaria Nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018, permitiu as instituições de ensino superior no país a ampliação da oferta na Modalidade a Distância. A nova portaria publicada em 2018 dispõe sobre a oferta da EaD, bem como sua ampliação, portando NÃO existe indicação de revogação da Portaria nº 1.134 de 2016. 

Informamos ainda que, desde a regulamentação da EaD nos cursos presenciais e das publicações das Portarias que regem essa oferta, nós divulgamos em nossos  processos seletivos sobre a oferta de disciplinas a distância, bem como no início de cada semestre quando informamos aos alunos as disciplinas que irão cursar.

Ressaltamos que a escolha das disciplinas que serão ofertadas na modalidade a Distância passam pela avaliação das coordenações de curso, que indicam os componentes curriculares que melhor se encaixam nesta modalidade de ensino. As disciplinas em EaD contam com professores tutores online, mestres e especialistas, que oferecem apoio didático-pedagógico aos estudantes por meio de diversos canais de comunicação como chat, e-mail, caixa de entrada do AVA, entre outros. E, mesmo a disciplina acontecendo através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ela dispõe de todo suporte de tutoria e professores das áreas de cada disciplina.

Reforçamos que a produção do material didático passa pela validação de uma equipe multidisciplinar que é organizada em conformidade com os padrões exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). A inserção das disciplinas em EaD nos cursos presenciais vem reforçar nosso compromisso com a educação, principalmente com foco na aprendizagem e empregabilidade de nossos discentes, possibilitando assim o cumprimento de nossa missão que é contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio da educação.

Direção do Núcleo de Educação a Distância (NEAD)