Acadêmicos de Ciências Contábeis da FAP participam de visita técnica a órgãos públicos de Cacoal

athenas Ciências Contábeis, Institucional

A turma do sétimo período de Ciências Contábeis da Faculdade de Pimenta Bueno, participou de Visita Técnica em Cacoal no dia 25 de abril, acompanhada da Professora Rosinei Maria de Souza Cavallieri.

Foram visitados: a Prefeitura Municipal de Cacoal, o Tribunal de Contas Regional de Cacoal e a Câmara Municipal de Cacoal com objetivo de conhecer as dependências e formas de funcionamentos das instituições.

Os alunos foram levados a vários setores das instalações, onde puderam observar e discutir sobre assuntos pertinentes a carreira relacionados a área administrativa, os papeis de trabalho relacionados a orçamento público, execução orçamentarias, prestação de contas junto aos órgãos de controle internos e externos, agregando assim conhecimentos sobre a área pública, além de possibilitar uma visão técnica da futura profissão.

Visitas

O primeiro passo do estudo aconteceu no setor na contabilidade geral da Secretaria Municipal da Fazenda, onde foi explicado o funcionamento e gestão de arrecadação municipal de Cacoal. O Contador Geral explanou os procedimentos contábeis da ciência da gestão pública e normas da contabilidade.

Na Câmara Municipal de Cacoal, os acadêmicos foram recebidos pela diretoria administrativa e orçamentaria, em seguida recepcionados no gabinete dos vereadores Clademar e Maria Simões que detalharam como funcionam os gabinetes e suas principais atribuições. Além de falar da importância da política na vida dos cidadãos, a vereadora explicou sobre a carência de participações de mulheres na política.

No Tribunal de Contas Regional de Cacoal, foram recepcionados pelo presidente regional e auditores que representam toda a estrutura. No auditório, os acadêmicos assistiram demonstrações apresentadas pelos auditores, de como são recepcionadas as prestações de conta dos municípios e as formas analisadas, bem como as impropriedades da correta aplicação dos recursos públicos.

A Faculdade de Pimenta Bueno considerou a visita como muito relevante e produtiva, pois agregou bastante para o conhecimento dos acadêmicos, com uma ligação da teoria com a prática.