Parceria de estágio de Psicologia da FAP beneficia instituições de Pimenta Bueno

athenas Institucional, Psicologia

Clínica Escola Fap

Mais de mil atendimentos foram realizados em 2018 pelos estudantes de Psicologia da Faculdade de Pimenta Bueno, através das parcerias de estágio.

As ações foram desenvolvidas através de estágio escolar de observação e profissionalizante nas instituições:

– Escolas Municipais: Sandoval Meira; Maria da C.R. do A. Crivelli; Nair Barros; Maria José Escobar.

– CAPS 1

– Clínica Escola FAP

O quantitativo médio de atendimentos na Clínica Escola FAP no ano somou:

– 252 triagens;

– 160 atendimentos de psicoterapia, ludodiagnóstico e psicodiagnóstico infantil;

– 940 atendimentos de psicoterapia adulto.

 Estágio de Psicologia

No estágio básico o acadêmico aprende através da observação. Ao final do período, entrega uma proposta de intervenção, porém, não desenvolve nada na prática. Diferente do estágio profissionalizante, onde o estudante atua na prática, desenvolvendo ações.

O estágio básico inicia no quarto período, e o profissionalizante no 8º semestre.

Essa fase do curso é importante para o acadêmico aplicar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula, através da observação de fenômenos existentes e na atuação prática do profissional Psicólogo.

Além do conhecimento que o aluno adquire, o estágio beneficia a comunidade, com atendimento às demandas individuais dela, através de psicoterapia, psicodiagnóstico, aconselhamento e ludodiagnóstico; ou psicossociais e institucionais, que são serviços prestados de forma coletiva e individual.

Nas escolas municipais esse trabalho ajuda no desenvolvimento de ações coletivas como palestras, oficinas e terapias grupais, bem como oferece serviços de orientação vocacional.

Nas Unidades Básicas de Saúde, desenvolvendo ações que promovam o bem-estar psicológico, promoção e prevenção de saúde para os usuários do serviço SUS, desenvolvimento de palestras, orientações com equipe multidisciplinar e acolhimento psicológico da população.

Nos Centro de Referência Psicossociais, através do acolhimento psicológico, atendimento psicológico individual, terapia de grupo dos usuários do centro de atenção e familiares.

E na Clínica Escola, os estágios ocorrem a partir do 9º período de Psicologia, onde os acadêmicos realizam a prática através dos serviços de psicoterapia, psicodiagnóstico e aconselhamento psicológico. Eles cumprem a carga horária semanal dos estágios semestrais.

Os interessados em usar os serviços da Clínica Escola FAP podem procurar a instituição, 13h às 18h, de segunda a sexta feira, com ou sem encaminhamento de outras unidades de atendimento.

É preciso levar documentos pessoais e fazer uma triagem, onde será criado um prontuário individual que ficará à disposição dos acadêmicos, que entrarão em contato para agendar o início do acompanhamento.

A faculdade está com portas abertas para realizar parcerias com instituições, a fim dessa colaboração mútua. A coordenação do curso pode ser contada através do endereço clinicapsico@fapb.edu.br.