Acadêmicos de Pedagogia da FAP desenvolvem Projeto Educador Amigo

athenas Institucional, Pedagogia

De 01/09 a 16/11 os acadêmicos do 6º período do curso de Pedagogia da Faculdade de Pimenta Bueno implementarão o Projeto Educador Amigo com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lairce Santiago Maina, com ajuda da Professora Mestre Rosângela Ribeiro da Silva Justo.
A partir do diagnóstico feito na escola, os acadêmicos verificaram que os alunos têm dificuldades em leitura, escrita e interpretação de textos. As dificuldades são provenientes da não aproximação com a leitura. Com isso, foi elaborado o projeto, que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.

Serão trabalhadas atividades para o processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais motivador e eficaz, pois o letramento compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo.

Ao trabalhar a construção dessas competências, os acadêmicos acreditam que cada aluno será capaz de melhorar seu desempenho na leitura e na escrita, ao longo do desenvolvimento do trabalho. Serão trabalhados gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras, desenvolvendo a reescrita de história e a produção textual, bem como conteúdos pertinentes a alfabetização e letramento.

Para os acadêmicos, esta é a oportunidade deles já vivenciarem a prática da docência, pois ao terminarem a graduação estarão aptos ao exercício da profissão.