Área Restrita

Núcleo de Acessibilidade (NDA) - FAP

02/10/2014
Núcleo de Acessibilidade
Núcleo de Acessibilidade (NDA) - FAP
 

 

Por muito tempo, as pessoas com necessidades especiais foram consideradas incapazes e não sociáveis, se tornando um fardo para seus familiares. À eles eram desprendidos apenas cuidados básicos para sua sobrevivência sem qualquer estímulo ao desenvolvimento pessoal, afetivo e profissional.Com o passar dos anos, uma reforma nos moldes da educação colocou a inclusão como foco da discussão do processo educactivo e a inserção de pessoas com necessidades especiais nos espaços escolares passou a ser crucial para o desenvolvimento de toda a sociedade.

Na sociedade contemporânea, a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nos Sistemas de Ensino regular ultrapassou os muros da escola de Educação Básica e adentrou no universo do Ensino Superior. Os inúmeros avanços tecnológicos romperam as mais diversas barreiras físicas, temporais, atitudinais e de comunicação, possibilitando e facilitando o acesso e a permanência destes alunos nas Universidades.

Visando viabilizar e promover a inclusão dos acadêmicos com necessidades especiais no Ensino Superior, a Faculdade de Pimenta Bueno criou o Núcleo de Acessibilidade, que através de ações institucionais sólidas e concretas, busca romper, minimizar e até mesmo extinguir as barreiras físicas, comportamentais, comunicativas, digitais, visuais e auditivas que muitas vezes inviabilizam o acesso e a permanencia do indivíduo com deficiência na vida acadêmica.

 

Mirivan Carneiro

Email– pedagogico@fapb.edu.br

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem