Área Restrita

Brasil testa droga para prevenção contra vírus da aids

15/08/2012
Notícias
Institucional

Estudo multinacional trabalhou com 350 voluntários no país, que tomaram antirretrovirais

Ainda não existe vacina contra a aids, mas um estudo multinacional pretende evitar a contaminação pelo vírus HIV a partir do uso de medicamentos. A pesquisa, que durou um ano e meio, é chamada Iniciativa Profilaxia Pré-Exposição (iPrEx), e foi promovida pelo governo norte-americano em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e coordenada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco. Os primeiros resultados devem sair até o final do ano. No total, onze centros de pesquisa no mundo participam do trabalho em seis países - incluindo o Brasil: Estados Unidos, Tailândia, África do Sul, Peru e Equador.

No Brasil, 350 voluntários não infectados foram recrutados pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Metade dos voluntários recebeu um comprimido diário combinando dois antirretrovirais e orientações sobre o uso da camisinha, entre outros cuidados. A outra metade recebeu um comprimido de placebo e informações sobre a necessidade de uso do preservativo para o sexo seguro, entre outras recomendações.

Na fase de tabulação, os resultados dos dois grupos serão comparados, assim como o eventual número de casos de contaminação pelo HIV: o objetivo é verificar a eficiência dos remédios. O estudo previa que os voluntários fizessem testes frequentes de HIV e que, em caso de contaminação, fossem retirados da pesquisa e recebessem tratamento.

"Caso haja eficácia, será um importante passo para provar que os medicamentos podem também ser usados como prevenção antes da exposição ao vírus", diz o pesquisador-líder no Brasil, Esper Kallas, da USP. Ele destaca que trabalho semelhante com as mesmas drogas em macacos mostraram eficácia.

 

Fonte: Agência Estado

Veja Também

11/09/2017
Graduação

Alunos de Pedagogia visitam o Forte Príncipe da Beira

Acadêmicos do 8º período de Pedagogia, no último sábado (9), realizaram uma visita ao patrimônio histórico de Rondônia, Forte Príncipe da Beira, localizado em Costa Marques. A atividade foi proposta como visita técnica da disciplina “Educação dos Povos Tradicionais da Amazônia Legal”.   A disciplina tem como objetivo, proporcionar aos acadêmicos o conhecer dos saberes locais das populações da Amazônia brasileira, promovendo intervenções no processo de ensino-aprendizagem.   Na oportunidade, remanescentes quilombolas falaram aos acadêmicos...

21/08/2013
Institucional

athenas-educacional-recebe-uma-das-mais-conceituadas-consultorias-do-pais

Diretores, funcionários e coordenadores reuniram-se no último fim de semana     Coordenadores, funcionários administrativos, diretores e direção-geral das unidades que compõem o Athenas Grupo Educacional reuniram-se na última semana para o 2º encontro de Coordenadores Gestores realizado em parceria com a consultoria Hoper Educacional. Ao todo, mais de 70 colaboradores do Grupo participaram dos três dias de atividades (15,16 e 17) com os consultores da empresa paulista, tendo sido tratados temas como o Enade, Marketing Educacional e Gestão de Recursos Humanos, sendo este encontro o segundo e último módulo do curso que foi iniciado em maio de 2013. De acordo com o...

04/12/2015
Institucional

Com o tema DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: Competências e Qualidade de Vida, o Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, realizou nos dias 27 e 28 de novembro de 2015 o VII Encontro da Mulher Contabilista...

O Encontro contou com a participação de renomados palestrantes, onde foram debatidos assuntos como Marketing Digital para Contadores, Empreendedorismo Tributário e Gestão Profissional de Empresas Contábeis que foi o tema da palestra da Presidente do CRCPR Contadora Lucélia Lecheta.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem