Área Restrita

Brasil testa droga para prevenção contra vírus da aids

15/08/2012
Notícias
Institucional

Estudo multinacional trabalhou com 350 voluntários no país, que tomaram antirretrovirais

Ainda não existe vacina contra a aids, mas um estudo multinacional pretende evitar a contaminação pelo vírus HIV a partir do uso de medicamentos. A pesquisa, que durou um ano e meio, é chamada Iniciativa Profilaxia Pré-Exposição (iPrEx), e foi promovida pelo governo norte-americano em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e coordenada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco. Os primeiros resultados devem sair até o final do ano. No total, onze centros de pesquisa no mundo participam do trabalho em seis países - incluindo o Brasil: Estados Unidos, Tailândia, África do Sul, Peru e Equador.

No Brasil, 350 voluntários não infectados foram recrutados pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Metade dos voluntários recebeu um comprimido diário combinando dois antirretrovirais e orientações sobre o uso da camisinha, entre outros cuidados. A outra metade recebeu um comprimido de placebo e informações sobre a necessidade de uso do preservativo para o sexo seguro, entre outras recomendações.

Na fase de tabulação, os resultados dos dois grupos serão comparados, assim como o eventual número de casos de contaminação pelo HIV: o objetivo é verificar a eficiência dos remédios. O estudo previa que os voluntários fizessem testes frequentes de HIV e que, em caso de contaminação, fossem retirados da pesquisa e recebessem tratamento.

"Caso haja eficácia, será um importante passo para provar que os medicamentos podem também ser usados como prevenção antes da exposição ao vírus", diz o pesquisador-líder no Brasil, Esper Kallas, da USP. Ele destaca que trabalho semelhante com as mesmas drogas em macacos mostraram eficácia.

 

Fonte: Agência Estado

Veja Também

08/10/2012
Institucional

tabela-de-descontos

Pagamento até dia 05 de cada mês: Desconto pontualidade de 15% Pagamento até dia 10 de cada mês: Desconto pontualidade de 10%   - Desconto Empresa de 03 até 5 funcionários 20% - Desconto Empresa de 6 a 10 funcionários 25% - Desconto Empresa acima de 10 funcionários 30% - Desconto para ex-alunos de graduação de IES do Grupo Athenas 25% - Desconto Funcionários com mais de um ano de contratação, para os cursos de Administração, C. Contábeis, Sistemas de Informação e Pedagogia 100% - Desconto funcionário outros cursos 50% - Desconto Entidade de Classe 25% - Desconto Parentesco 20% - Melhor idade a partir de 60 anos 30%

20/05/2015
Institucional

Enem Digital pode ser testado neste ano por treineiros

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital poderá começar a ser testado neste ano por candidatos treineiros, estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem o Enem apenas como o teste. A informação consta no edital do exame, publicado hoje (18) no Diário Oficial da União. O texto diz que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) `poderá convidar participantes` para a aplicação do Enem Digital.

09/11/2011
Institucional

indique-um-amigo

O "Indique um Amigo" é um sistema de gratificação para os alunos das insituições geridas pelo Athenas Grupo Educacional, que pagará 50 reais por aluno novo matriculado para o veterano que tenha indicado este aluno.   Para isso, é necessário que o aluno indicado entregue na secretaria da instituição a ficha de inscrição com os dados pessoais do indicado e do indicador. Após o vestibular e matrícula, as instituições iniciarão o pagamento aos veteranos que indicaram alunos novos à instituição. Segue abaixo o regulamento e a ficha de inscrição. Leia-os atentamente e participe! Ficha de inscrição (em breve) Regulamento da promoção

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem