Área Restrita

Novas Leis Trabalhistas: Confira 5 tópicos que sofreram alterações

13/11/2017
Notícias
Institucional

No último sábado (11), entrou em vigor as novas regras das relações trabalhistas no Brasil, que foram aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente em julho. A nova legislação alterou diversas normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com o Ministério do Trabalho, as novas regras valerão para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos. Conheça 5 das principais mudanças nas leis trabalhistas.

 

Férias:

Os 30 dias anuais ainda estão valendo. Porém, em caso de acordo entre trabalhadores e empresários, as férias poderão ser divididas em até três vezes, desde que seja um período de 14 dias corridos e, os demais, cinco dias corridos.

 

Intervalo de almoço:

 

O intervalo poderá ser negociado, desde que tenha, no mínimo, 30 minutos. Para o caso de o empregador não oferecer o intervalo mínimo para almoço, a indenização será de 50% do valor da hora normal de trabalho, em cima do tempo não concedido. Ao invés de todo o tempo de intervalo.

 

Grávidas e lactantes:

 

Agora podem trabalhar em locais insalubres, desde que estes tenham graus "mínimos e médios", podendo ser afastadas apenas com uma solicitação do médico. No caso de grau "máximo", o trabalho não é permitido.

 

Demissão:

 

Em caso de acordo entre a empresa e o funcionário, o contrato de trabalho poderá ser extinto com o pagamento de metade do aviso prévio e metade da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. O empregado também poderá movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS, porém não terá mais direito ao seguro-desemprego.

 

Banco de horas:

 

O banco de horas pode ser feito em forma de acordo individual escrito, desde que a haja a compensação em um período máximo de seis meses.

Veja Também

04/11/2016
Institucional

5 dicas para você mandar bem no ENEM 2016

hora está chegando. Você se preparou todo o esse tempo para esse fim de semana. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 será realizado nos dias 05 e 06 de novembro (sábado e domingo) por mais de 9.276.328 pessoas inscritas, sendo superior ao da edição de 2015, que teve 8.478.096 inscritos, mas ainda inferior ao recorde de 2014, que bateu 9,5 milhões. Tamanha procura se dá pelo fato do exame ser a porta de entrada para diversos programas do governo como Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Financiamento Estudantil (FIES). Nós, do Athenas Grupo Educacional, preparamos para você 5 dicas para mandar bem nos testes.

19/09/2012
Institucional

indice-que-mede-contratacoes-no-pais-aponta-alta

Estudo afirma que a tendência se mantém até o final de 2012 A contratação de profissionais deverá se manter em alta até dezembro deste ano. A previsão, divulgada pelo ManpowerGroup na última semana, faz parte de um estudo realizado a cada três meses pela consultoria. De acordo com o “Manpower Employment Outlook Survey”, dos 850 gestores consultados pela pesquisa, 30% deles afirmaram ter boas expectativas para o 4º trimestre deste ano, com um significativo aumento em seu quadro de funcionários. Os que informaram não ter a intenção de alterar sua equipe, no entanto, corresponderam a 63%. O levantamento revela ainda que a Expectativa Líquida de Emprego (Net Employment...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem