Área Restrita

Internet comemora 45 anos de história

30/10/2015
Notícias
Institucional

 

Quando surgiu a internet? Com o nascimento da Rede Mundial de Computadores (World Wide Web, ou simplesmente WWW)? Ou com a adoção do protocolo TCP/IP? Especialistas divergem sobre a data inicial, mas há um consenso: a primeira conexão host-to-host da ARPANET entre a Universidade da Califórnia (UCLA) e a Universidade de Standford em 29 de outubro de 1969 é uma data marcante na história do sistema e por isso é considerado o seu aniversário.

 

 

Há inclusive um documento que comprova esse momento (imagem acima), armazenado pelos pesquisadores da UCLA. De acordo com as informações, a primeira transmissão foi realizada às 22h30, quando houve uma conversa entre o computador da UCLA (um SDS Sigma 7) e o “SRI” (uma referência ao SDS 940, o computador da Universidade de Standford) host-to-host, que estava cerca de 560 km de distância.

 

 

 

Na foto acima, vemos os pesquisadores da ARPANET em torno de um teletipo (uma máquina de escrever eletromecânica que transmitia dados). Abaixo, você confere uma imagem da famosa sala 3420 Boelter Hall, localizada nos porões da UCLA, onde a internet nasceu.

 

 

 

A PRIMEIRA IMAGEM TRANSMITIDA - Durante a transmissão da primeira mensagem, os engenheiros de ambas as universidades estavam ao telefone para averiguar o sucesso da comunicação. Bill Duvall, um dos pesquisadores, digitou a letra “L” e perguntou ao correspondente do outro lado da linha se eles tinham recebido. A resposta foi positiva.

 

 

 

Em seguida, foi enviada e recebida e letra “O”. Mas quando eles tentaram transmitir a letra “G”, o computador parou de funcionar. A expectativa era enviar a palavra “Login”, mas o resultado foi apenas um “Lo”. O jornal dos estudantes da ULCA celebrou o feito com a manchete “computadores do país ligados aqui por primeiro”, como você pode ver na imagem abaixo. Era a revolução da internet, que ainda não havia sido anunciada como tal.

 

 

 

Fonte: TecMundo e UCLA

 

 

Veja Também

30/04/2011
Institucional

caceres

  Nossas instalações, de primeira qualidade, contam com classes equipadas com data-show, ar-condicionado, tudo isso para proporcionar ao aluno o maior conforto possível enquanto aprende. Os laboratórios de apoio aos cursos são dotados de equipamentos de última geração, sendo destaque na experiência real das atividades desenvolvidas.   Polo Cáceres: Av. 7 de Setembro, s/n - Bairro DNER Fone: (65) 3223.3038 / 1777 CURSOS OFERECIDOS Pedagogia – Licenciatura   Duração: Mínima - 7 semestres Currículo em implantação a partir do 1° Semestre de 2006 Grau Outorgado: Licenciado em Pedagogia Coordenadora do Curso: Profª Sandra Regina dos Reis Rampazzo Encontros Presenciais:...

05/06/2017
Institucional

[FOTOS] VI ARRAIÁ DA FAP

Na última sexta-feira (02), foi realizado o VI Arraiá da Faculdade Pimenta Bueno, na praça Municipal de Pimenta Bueno. O evento foi organizado pelos acadêmicos da faculdade e Coordenação de Relacionamento com o Discente (CRD), em parceria com a Divisão de Cultura da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno. Foram 12 barracas de comidas típicas, bebidas e muita diversão! Todos os cursos da Fap estiveram envolvidos, além da participação da turma de Educação Física da Unopar. O evento proporcionou a integração entre as turmas, promovendo a importância de manter a cultura...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem