Área Restrita

MEC lança portal para receber sugestões no ensino básico

31/07/2015
Notícias
Institucional

 

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (30) o site da Base Nacional Comum Curricular (BNC) – plataforma ampla para receber sugestões de organizações, redes de ensino e da sociedade em geral para a definição do que os alunos do ensino básico devem aprender ano a ano. No dia 15 de setembro, a pasta divulgará oficialmente a proposta preliminar para, a partir dela, coletar sugestões até o dia 15 de dezembro pelo endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

 

A BNC vai dar a maior transparência possível sobre os conhecimentos que todos os estudantes devem ter, da creche ao ensino médio, detalhando o que devem aprender. O site reúne documentos teóricos, vídeos com especialistas e autoridades. É possível também ter acesso ao currículo adotado em cada estado e no Distrito Federal.

 

"Sem a base fica difícil rever a formação de professores, fica difícil, para não dizer impossível, pensar no material didático", diz o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O ministro espera concluir a BNC até março do ano que vem e enviá-la ao Conselho Nacional de Educação (CNE). "A base se tornou pivô de várias ações e pré-requisito de várias medidas necessárias para melhorar a educação brasileira", acrescenta.

 

O portal já está no ar. A partir de segunda-feira (3), o MEC entrará em contato com as organizações para que façam o cadastro no site e participem da elaboração da base. A partir da divulgação da proposta preliminar, o portal estará aberto para as contribuições.

 

A recomendação é que as redes de ensino, os movimentos sociais, entidades classistas e demais grupos enviem propostas já organizadas, que os represente. Já as contribuições individuais serão consolidadas pelo MEC. O site permite que os colaboradores enviem arquivos e que professores compartilhem, por exemplo, aplicações em sala de aula do que estão defendendo para a BNC.

 

A definição de uma base comum curricular é uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O PNE estabelece metas e estratégias para os próximos dez anos, de modo a melhorar a educação.

 

Um grupo de 116 especialistas debate no MEC a versão preliminar da BNC, que será colocada para consulta. Depois de consolidada, a proposta da base será enviada ao CNE para avaliação. Depois disso, retorna ao ministério para ser homologada. O prazo para que seja enviada ao CNE é junho de 2016.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

Veja Também

09/10/2013
Institucional

athenas-virtual-disponibiliza-nivelamento-em-quatro-disciplinas

Inscrições são realizadas on-line e todos os alunos do Grupo poderão realizar as aulas     Na manhã da última segunda-feira (7), o Núcleo de Educação à Distância (NEaD) do Athenas Grupo Educacional disponibilizou para todos os alunos das instituições que compõem o Athenas Grupo Educacional (FAP, FAPAN, Unijipa, FSP e Fameta) o curso de nivelamento básico para as disciplinas de Química, Português, Matemática e Informática, todos eles gratuitos. Os cursos serão todos ministrados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Athenas Grupo Educacional com carga horária de 20 horas, sendo que o objetivo principal da iniciativa é suprir eventuais dificuldades em...

05/06/2012
Institucional

conselhos-de-saude-realizaram-manifestacao-contra-a-lei-do-ato-medico

  Manifestantes protestam contra reserva de mercado por parte dos médicos, além da restrição de atividades de outros profissionais da área da saúde.   Acadêmicos e profissionais de saúde participaram da Mobilização Nacional contra o Ato Médico, que foi realizada, em Brasília, no dia 30 de maio, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional. De acordo com os organizadores do evento, foi um momento de união e luta pelos direitos dos profissionais da saúde e da população, merecedora de atendimento de qualidade e de acesso aos serviços integrais de saúde. A mobilização foi organizada pelos Conselhos Federais de Farmácia, Biomedicina, Biologia, Enfermagem,...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem