Área Restrita

Saiba como funciona a escola pública sem provas, turmas e disciplinas

17/04/2015
Notícias
Institucional

Para conhecer a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Amorim Lima, na zona oeste de São Paulo, é preciso deixar de lado a visão tradicional de escola. Aqui não há provas, os alunos aprendem matemática debaixo de uma árvore e as salas não têm carteiras organizadas em fileiras. Nessa escola, cada um aprende no seu ritmo, compartilha as experiências com o grupo e pede ajuda para o professor-tutor.

 

E quem explica tudo isso é a Maria Vitória de Oliveira, 8, e a Thabbata Neves, 9, que nos recebem no pátio para apresentar a escola. "Aqui eles fazem um projeto diferente de todas as outras escolas, então eu gosto daqui por isso. Eu aprendo bastante coisa", diz Maria Vitória.

 

A escola funciona há dez anos como um projeto experimental na rede municipal de São Paulo e foi inspirada na Escola da Ponte, do educador português José Pacheco. Entre os principais objetivos desse modelo pedagógico estão o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos e a troca de saberes.

 

De portas abertas

Há um clima de liberdade e informalidade, com uma aparente desordem, em toda a escola. Crianças circulam a todo momento pelo prédio e a sala da direção está sempre aberta para o aluno que precisar pedir qualquer tipo de ajuda (do estojo perdido à cartolina para a atividade em sala).

 

"A escola que eu estudava antes era outra coisa, lá era todo mundo em fileira, aqui é em grupo, todo mundo pergunta, todo mundo responde", diz Thabbata. "Não tem prova, a única prova é o roteiro, aqui a gente é praticamente livre, não fica muito tempo dentro da sala, só na aula de pesquisa."

 

A chamada aula de pesquisa é o momento em que os alunos estudam os conteúdos e fazem exercícios. Eles também têm aulas de brincadeira, de capoeira, teatro, dança, grego e latim. Há oficinas de inglês, texto e matemática. Pode até não ter prova, mas os alunos são avaliados nas atividades em grupo, no processo de execução do roteiro e nas atividades finais.

 

Um roteiro, vários caminhos

No início do ano, cada aluno recebe um kit com os livros didáticos da sua série e os roteiros que precisa seguir. Esses roteiros são preparados e encadernados pela própria escola, são eles que vão direcionar o estudo e a execução de exercícios. Organizados por temas - em vez de disciplinas -- eles são interdisciplinares e costumam exigir que o aluno pesquise em livros de diversas matérias.

 

Por exemplo, se o tema é Segunda Guerra Mundial, os alunos terão conteúdos não só de história, mas também de geografia, física e matemática.

 

Todos eles precisam ser cumpridos, mas a velocidade e o caminho que cada aluno fará pelo material estudado pode ser bem diferente. O ritmo e o processo de cada um é respeitado.

 

Ao final de cada roteiro, os alunos precisam completar um quadro de resumo e fazer exercícios sobre conteúdo estudado, formando um arquivo de trabalhos que é chamado de portfólio. Quem erra ou esquece algo precisa voltar e rever o conteúdo.

 

Os "salões"

As salas de aula são diferentes dependendo da etapa de ensino. As turmas mais "tradicionais" são o 1º e o 2º ano do ensino fundamental. Nessa fase, os professores apresentam os primeiros roteiros para os alunos. É um período de introdução do modelo pedagógico e de adaptação para as próximas séries.

 

Quando a criança completa o ciclo de alfabetização, ela entra em uma nova classe, que reúne alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. É o "salão" do ciclo 1. Há outra com estudantes do 6º ao 9º, ou ciclo 2 do ensino fundamental.

 

Cada uma dessas salas é grande e os alunos são dispostos em grupos de até quatro pessoas (muitas vezes de idades e séries diferentes). Cada um tem seu próprio roteiro de estudos, mas o objetivo é que eles consigam se ajudar e resolver problemas e tirar dúvidas entre si. Um professor fica à disposição dos alunos para tirar dúvidas.

Na teoria, parece fácil, mas há quem não se adapte ao projeto. "Tem pais que não querem de jeito nenhum que a criança venha pra cá, porque não gostaram, não compreendem", diz a diretora Ana Elisa Siqueira.

 

Fonte: UOL Educação

 

Downloads

FAP1
Baixar
UNI1
Baixar
UNI02
Baixar

Veja Também

07/04/2016
Graduação

FAP realizou mais uma Colação de Grau Especial

Hoje (07 de abril), às 14h, a Faculdade de Pimenta Bueno (FAP) realizou uma solenidade especial de colação de grau em gabinete para as formandas do curso de Administração da casa, Rosângela Miranda e Ivonete Lima. Estiveram presentes a Coordenadora do curso de Administração, Mayza Cristina Wecchy e Silva; Coordenador Pedagógico, Mirivan Carneiro; Diretora Geral, Eliene Alves Ferreira, além da Secretária Geral, Angela Maria Siqueira.

09/11/2011
Institucional

censo-educacao-aponta-crescimento-no-ensino-a-distancia

O resultado do Censo Educação 2010, divulgado no último dia 7 de novembro, pelo Ministério da Educação (MEC) apontou um crescimento de 14,6% das matriculas do Ensino a Distância (EaD) no País.   A informação dá reafirma um prognóstico extremamente positivo observado por todos os profissionais que atuam nesta área. De acordo com a Pró-Reitora da Unopar, maior universidade de ensino a distância do país, professora Elisa Maria de Assis, o próprio desenvolvimento da instituição no qual está à frente é um exemplo de como este nicho educacional tem crescido no Brasil. “Nesses anos a Unopar se tornou a maior universidade de ensino a distância do país. E está presente...

15/08/2011
Institucional

sistemas-de-informacao-da-fap-recebe-boa-nota-em-avaliacao-do-mec

No começo do último mês de agosto, a Faculdade de Pimenta Bueno (FAP) recebeu a comissão de avaliadores designados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliarem a graduação em Sistemas de Informação da instituição.   Foram analisados pelos avaliadores diversos quesitos. Desde a estrutura física, biblioteca e mobiliário, até a titulação do professores e satisfação de funcionários e alunos.   Após as análises, a nota dada pelos avaliadores para a faculdade pimentense, em uma escala de 1 a 5, foi 4.   Este índice demonstra que a graduação em Sistemas de Informação se aproxima de um padrão de excelência, sendo, segundo a direção da FAP, um resultado...

13/11/2017
Institucional

Novas Leis Trabalhistas: Confira 5 tópicos que sofreram alterações

No último sábado (11), entrou em vigor as novas regras das relações trabalhistas no Brasil, que foram aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente em julho. A nova legislação alterou diversas normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com o Ministério do Trabalho, as novas regras valerão para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos. Conheça 5 das principais mudanças nas leis trabalhistas.   Férias: Os 30 dias anuais ainda estão valendo. Porém, em caso de acordo entre trabalhadores e empresários,...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem