Área Restrita

Alunos de Psicologia participam de audiência pública sobre Depressão e Suicídio

04/05/2018
10/05/2018
Notícias
Graduação

Os acadêmicos do 1º, 5º, 7º e 9º período de Psicologia participaram de uma audiência pública para debater o tema “Depressão não é frescura, é doença”, na última quinta-feira (3). A audiência foi realizada no Centro Cultural Antônio das Neves e contou com a presença das autoridades municipais e estaduais do Centro de Apoio Psicossocial, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e representantes do Tribunal de Justiça.

 

“No formato de Audiência Pública, o evento foi idealizado pela vereadora Jordana Ferreira (PSD), que convidou a FAP para participar. Com o objetivo de discutir e de esclarecer um tema ainda considerado tabu e que tem apresentado números crescentes”, explicou o coordenador do curso, Prof. Silas Rosa Júnior. A audiência contou com palestras ministradas por especialistas, apresentando sintomas, tratamentos e as leis que abordam o tema. Os ministrantes foram a advogada Cibele Rissardo e os psicólogos Leandro Fonseca Missiatto e Lucineia Guedes, egressa da 1º turma de Psicologia da FAP.

 

Durante a ocasião, pessoas que já sofreram com depressão e pensamentos suicidas também puderam dar seus depoimentos. “O diálogo contribui para o entendimento de que as pessoas depressivas não são preguiçosas ou mentirosas. A discussão auxilia na compreensão do porquê o paciente tem determinado comportamento e principalmente como proceder para o tratamento. Acredito que seja o tabu que contribui para essa barreira e que fortalece o silêncio”, destacou a psicóloga e professora da FAP, Sirlei Felberg.

 

Ou seja, é de suma importância a divulgação e esclarecimentos sobre questões como depressão e suicídio. “Quanto mais cedo possamos identificar em nossos amigos ou familiares que aquilo que está acontecendo "não vai passar" e que não é somente uma "fase", melhor a chance do indivíduo retomar sua vida", explicou a psicóloga e professora da FAP, Vanessa Yamaguchi.

 

Para os acadêmicos de Psicologia, participar debates como esse, que vai além de questões profissionais, religiosas, sociais e políticas. Além de conseguirem ter contato com setores sociais, com as próprias pessoas que sofrem de depressão e com os familiares e amigos desses pacientes. Dessa maneira, os estudantes têm uma formação mais completa e que os prepara melhor para atuar no mercado de trabalho. A FAP agradece o convite da vereadora e parabeniza os acadêmicos pela participação ativa no evento.

Galeria

Veja Também

16/02/2016
Institucional

Athenas Grupo Educacional deu prosseguimento às atividades do curso sobre processos

Na manhã de hoje (16), Mantenedores e colaboradores do Athenas Grupo Educacional continuaram as atividades do curso sobre Processos e Gestão, através dos trabalhos da Fundação Dom Cabral e JValério. As atividades foram realizadas nas dependências do Polo da Unopar Ji-Paraná, no turno matutino. Estiveram presentes os Mantenedores, Dr.º Aécio Alves Pereira, Dr.º Hildon Chaves e Dr.ª Ieda Pacheco Chaves, além dos colaboradores dos escritórios de Ji-Paraná e Porto Velho, da empresa Gennera, e das faculdades presenciais do grupo: FAP, FSP, e UNIJIPA.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem