FAP promoveu evento em comemoração ao Dia do Contador

07/10/2016

Comemorado anualmente no dia 22 de setembro, o Dia do Contador foi comemorado através de um evento organizado pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP), através do curso de Ciências Contábeis da instituição. Palestras, destaques e interações acadêmicas ditaram o tom da comemoração, que foi realizada no dia 05 de outubro, ocupando as dependências da 1ª Igreja Batista de Pimenta Bueno.

UM POUCO DE HISTÓRIA - Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis. A criação da data homenageou a criação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ou seja, a data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

“Durante o evento nós tivemos a honra de receber as conselheiras do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRC-RO) Ana Paula de Lima Fank e Andreia, ambas ministrantes da palestra “A Perspectiva da Profissão Contábil e o Sistema CRC. Também tivemos o privilégio de parabenizar e destacar a aprovação dos acadêmicos Caroline Paes, Edson Rodrigues da Silva, Fernando Francisco Neto, Fabricio Silva Bianchi, Henrique Bonfim Magalhães, Joicilene de Souza Silva, Joice Souza e Silva e Raduan Filipe Dias Amorim pela aprovação no Exame de Suficiência em 2016/01. Demos destaque sobre a 4ª Convenção de Contabilidade, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro em Cacoal. Foi uma noite muito linda, onde pudemos homenagear todos os futuros e atuais profissionais da área Contábil.”, finalizou a Coordenadora do curso, Mayza Cristina Wecchy e Silva.

Fonte: Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRC-RO)