Iniciação Científica e Extensão

30/04/2011

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Definição

A iniciação científica é um instrumento de apoio teórico- metodológico que permite introduzir aos acadêmicos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior, na pesquisa cientifica, colaborando com a formação destes alunos. Sendo este um compromisso da Faculdade de Pimenta Bueno e uma atividade sempre incentivada pela instituição, fazendo desta prática parte integrada do cotidiano acadêmico.

Objetivos da FAP:

Garantir mais visão de mundo ao educando;
•Incentivar participação de educandos e educadores em eventos e congressos sobre sua área de estudos;
•Proporcionar melhoria da concentração e a organização;
•Ensinar, na prática, a lidar com imprevistos;
•Estimular o desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade;
•Colaborar com o crescimento pessoal e profissional do educando e o desenvolvimento científico;
•Permitir aos educandos a atualização dos conceitos associados à Ciência, conferindo-lhes a oportunidade de ver como se aplica o método científico;
•Promover troca de experiências entre o professor-orientador do projeto e corpo discente.

EXTENSÃO

Definição

Extensão é a interação entre a Instituição de Ensino Superior com a comunidade local, setores da sociedade civil organizada e demais órgãos de interesse público. Nesta perspectiva, a Faculdade de Pimenta Bueno tem como dever, levar conhecimento (socialização e democratização deste) para a comunidade ao seu redor, fazendo desta troca de experiências uma oportunidade de também gerar conhecimento acadêmico.

Objetivos da FAP:

Difundir e socializar o conhecimento trabalhado pelo ensino e dos novos conhecimentos produzidos pela pesquisa;
•Proporcionar o conhecimento da realidade da comunidade em que a instituição está inserida;
•Viabilizar o diagnóstico das necessidades de pesquisas e de outras ações;
•Possibilitar à comunidade educativa conhecer a problemática nacional e atuar na busca de soluções plausíveis;
•Implementar a prestação de serviços e assistência à comunidade;
•Fornecer subsídios para o aprimoramento do currículo e criação de novos cursos e da estrutura e diretrizes da própria instituição na busca da qualidade;
•Facilitar a integração ensino, pesquisa e extensão.