Área Restrita

Psicologia

Autorizado pela Portaria nº 251 de 07 de julho de 2011 e Reconhecido  pela Portaria Nº 741, de 25 Novembro de 2016, publicada em 28 de Novembro de 2016

 

Formar psicólogos com conhecimento científico e com capacidade de utilizá-lo em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos.

O curso de Psicologia preparará o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, nas áreas clínica, escolar, organizacional, institucional e comunitária.

Oferecer ao aluno o conhecimento teórico da área, por meio de recursos pedagógicos criativos, a iniciação profissional, por meio de estágios sempre supervisionados, que priorizam as ações sobre às necessidades da comunidade no qual o curso está inserido.

Dar condições ao acadêmicos de conhecer as reais necessidades do mercado a cerca da atuação deste profissional, sendo preponderante na formação universitária do acadêmicos a atuação dos alunos fora do ambiente acadêmicos, sendo a prática profissional uma constante. Seja através de estágios, colóquios ou semanas acadêmicas, o acadêmico de Psicologia da Faculdade de Pimenta Bueno será incentivado a transcender a teoria pura e simples, de maneira que a atuação comunitária seja um dos pilares de sustentação da formação dos alunos.

 

MERCADO DE TRABALHO

O profissional de Psicologia dispõe de um mercado de trabalho amplo, incluindo as áreas de psicologia clínica; psicologia educacional; orientação e assessoria em organizações e empresas; consultoria em recursos humanos; psicologia jurídica; psicologia hospitalar e psicologia comunitária. Nesses segmentos, esses profissionais podem atuar como psicólogos em entidades de promoção social, no desenvolvimento de pesquisas e programas sobre saúde mental em comunidades, penitenciárias, asilos e centros de atendimento; responsáveis em instituições educacionais pela investigação e orientação psicológica junto à direção da escola, professores, pais e alunos; orientadores de organizações e empresas, para recrutamento, avaliação, seleção, treinamento, acompanhamento e orientação em organizações; em hospitais e clínicas na assistência a pacientes e familiares, em parceria com médicos, enfermeiros e assistentes sociais; na área jurídica, acompanhando processos e avaliando situações legais; na orientação vocacional, para a escolha da profissão e em programas de atendimentos às diferentes faixas etárias; na publicidade, na pesquisa e orientação referente à relação entre pessoas, produtos e serviços; entre outras frentes de atuação.

 

NOSSO CURSO DE PSICOLOGIA

O Curso de Graduação em Psicologia da FAP oferece formação por meio de conhecimentos teóricos e prática profissional supervisionada, permitindo atuações individual, grupal e institucional, contando, para isso, com modernos laboratórios de processos psicológicos básicos, técnicas de exame psicológico, práticas sociais, genética e neurologia.

As possibilidades de atuação do psicólogo são permanentemente ampliadas, o que requer uma formação sólida e, ao mesmo tempo, capaz de propiciar acompanhamento das inovações. Em função disso, o aluno de Psicologia da FAP tem um desenvolvimento sólido em sua formação, o que lhe permite uma excelente atuação nas áreas clínica, escolar, organizacional, social, hospitalar e outras. Além disso, o curso oferece ao aluno uma formação generalista, contemplando os principais enfoques teóricos da Psicologia, propiciando os conhecimentos básicos que tais enfoques exigem e seus desdobramentos.

 

CONTATO
psicologia@fapb.edu.br - (69) 3451-4100

Notícias
Matriz Curricular
Documentos
Projeto Pedagógico
Coordenador Recomenda

Clique para ampliar.

Parte A
Parte B
Parte C
Parte D
Parte E
Parte F