Área Restrita

Pedagogia

Renovação de Reconhecimento - Portaria nº 286 de 21 de dezembro de 2012

 

O curso de Pedagogia da FAP tem quatro anos de duração, perfazendo de 8 semestre para formação de pedagogos. O curso é reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura, organizado em consonância com as exigências legais.

Seu objetivo é formar profissionais da área de educação básica, para atuarem na área de docência da Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos), nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), tanto na modalidade regular como da EJA-Educação de Jovens e Adultos.

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;  produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Para isso, a matriz curricular do curso visa atender não somente as regulamentações mas principalmente formar profissionais éticos, comprometidos, com competência e habilidades, com criatividade e atitude, para então atender a necessidade de qualquer lugar que ele possa vir a atuar, seja em processos de aprendizagens da criança, de jovens ou de adultos, em ambientes escolares, empresariais ou de saúde (clínicas ou hospitais).

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho para o profissional de Pedagogia vem crescendo cada vez mais, visto que o pedagogo tem uma formação humana, holística pode atender as várias necessidades no ambiente escolar público ou privado, na área de docência (Infantil ou Anos Iniciais), na área pedagógica, formação e acompanhamento de professores, bem como na área de aprendizagem, atendendo ao aluno e à famílias.

Verifica-se que o pedagogo ganhou espaço também nas empresas, para atuar com equipes de trabalho, desenvolvimento de projetos, formação e acompanhamento de grupos, mais especificamente junto ao RH da empresa ou indústria.

Em áreas hospitalares e clínicas o pedagogo pode desenvolver projetos para atender e acompanhar pedagogicamente crianças, jovens ou adultos internos ou mesmo pessoas com longo tempo de tratamento.

 

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Pedagogia atende a todos os critérios legais de formação, assim, os egressos do curso de Pedagogia da FAP, inseridos no mercado colocarão em práticas as especificidades de sua formação vindo ao encontro do que as Diretrizes Curriculares Nacionais insere em suas linhas.

Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; - compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social.

 

Notícias
Matriz Curricular
Documentos
Projeto Pedagógico
Coordenador Recomenda

Clique para ampliar.

Parte A
Parte B
Parte C
Parte D
Parte E